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A educação intercultural: um contributo fundamental para o desenvolvimento pess...

Author(s): Vieira, Flora Conceição Queirós Rodrigues cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2039

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Educação intercultural; Desenvolvimento social; Desenvolvimento pessoal; Educação multicultural


Description
A educação intercultural é uma maneira de encarar a educação nos contextos multiculturais em que se tornam cada vez mais as nossas escolas. Esta educação requer a reciprocidade e o diálogo entre as culturas e, nas nossas escolas, deve-se entender que há tantas culturas como alunos, isto é, a educação intercultural dirige-se a todos os alunos, na medida em que é uma forma de luta contra a exclusão escolar e, por conseguinte, social. A educação intercultural visa uma convivência harmoniosa, justa e solidária entre os cidadãos e como tal a Escola tem um papel fundamental nesse desafio. Educar para a interculturalidade é ensinar a viver juntos. O importante neste tipo de educação é que o docente tome consciência do seu papel de mediador e facilitador para a passagem do aluno do seu etnocentrismo para o diálogo intercultural, e antes que isto possa acontecer, o docente deverá, ele também, dar esse passo. E neste ponto o docente de língua estrangeira tem um papel acrescido, pois a mediação situa-se dentro da(s) sua(s) própria(s) cultura(s) e dentro da(s) cultura(s) do pais cujo idioma ensina. Consciente desse desafio, o docente deve aproveitar todos os meios ao seu alcance para chegar a essa meta: tornar os seus alunos cidadãos conscientes, responsáveis, livres de preconceitos e estereótipos. Um dos meios que tem é o manual escolar. De facto, é uma ferramenta que poucos docentes dispensam e que, utilizada nas suas diferentes vertentes, pode ser muito útil, servindo de contra exemplo ou de bom exemplo. Na nossa prática pedagógica, tivemos oportunidade de fazer algumas experiências com o pouco saber que temos nessa área, pois, infelizmente, ainda não existe formação de docentes no âmbito da educação intercultural. Contudo, as tentativas foram positivas e em alguns casos notou-se uma pequena mudança na atitude de alguns alunos, ditos gozadores.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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