Author(s):
Carriço, Andreia Alexandra Marques
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2036
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Língua portuguesa; Língua espanhola
Description
Salientando a utilidade, e diríamos mesmo o papel altamente preponderante, da gramática no ensino de uma qualquer língua, propomo-nos, numa primeira fase do presente trabalho académico, abordar a classe gramatical do adjectivo do ponto de vista morfológico, mas também algumas singularidades que apresenta, analisando, para tal, as conclusões expressas em certas obras de referência de variados especialistas portugueses e espanhóis. Temos consciência de que estas páginas introdutórias transportam tão-somente um breve labor de revisão bibliográfica sobre o assunto em apreço. Pelo que, a originalidade deste trabalho reside, por assim dizer, na abordagem que encetámos a alguns manuais escolares, bem como nas propostas de actividades que produzimos no âmbito do português e do espanhol. Para além disso, incluímos ainda na presente dissertação, como, de resto, não podia deixar de ser, o relatório de estágio pedagógico, que reflecte toda a experiência vivida na Escola Secundária Campos Melo, dando, por conseguinte, conta de aspectos como a caracterização da escola, as aulas assistidas, bem como as actividades curriculares e extracurriculares.