Document details

Alternativas para a minimização de consumo de combustível em aeronaves comerciais

Author(s): Pires, Tiago José Lopes cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2010

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Aeronaves comerciais; Consumo de combustível


Description
O impacto que as diversas crises petrolíferas tiveram em toda a economia mundial, e a tomada de consciencialização de toda a Humanidade para as questões ambientais, sobretudo desde a década de 60, fizeram com que se alterasse a mentalidade de toda a indústria mundial. A indústria aeronáutica não foi excepção. Como sabemos as crises petrolíferas tiveram uma consequência que pesa bastante nas contas das companhias aéreas: o preço dos combustíveis disparou. Estas recentes preocupações económicas e ambientais obrigaram as companhias aéreas a tomar medidas relevantes no que respeita à minimização dos custos, com especial relevância nos custos directos de operação associados ao consumo de combustível. Com o presente trabalho pretende-se estudar alternativas para a redução do consumo de combustível em aeronaves comerciais. A metodologia adoptada visou quantificar a redução do consumo tendo como base duas linhas de análise distintas, uma com um âmbito mais operacional assente na alteração dos parâmetros operacionais; e, outra baseada numa alteração do conceito de projecto, alterando os materiais usados e aumentando a eficiência dos motores, por exemplo. Da análise efectuada pode-se concluir que os parâmetros TSFC, L/D, através da alteração dos valores da razão de aspecto, e, o peso da estrutura da aeronave são os principais factores a produzir efeitos positivos na redução do combustível consumido. Torna-se necessário eleger novos conceitos e soluções que passem pela modificação dos materiais, por novos conceitos de asa e uma utilização de motores mais eficientes. Será necessário adoptar medidas um pouco radicais de forma a atingir o objectivo definido pelo ACARE a médio prazo. Outro aspecto imprescindível será a adopção de novas soluções e um novo conceito de uma aeronave comercial.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU