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Narrativas e interactividade: um estudo de caso

Autor(es): Vicente, Mário Pereira cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1954

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Promoção da leitura; Literatura infantil


Descrição
A vinda do Magalhães para a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico tem originado alguma controvérsia. Entendemos que a vinda do computador para o contexto pedagógico vem responder às necessidades exigidas pela sociedade do momento. A escola do século XXI coloca-nos desafios múltiplos e complexos para os quais temos de encontrar respostas eficazes quer no modo, quer no próprio tempo. Devido à falta de hábitos familiares em leitura seja nos contos e recontos de histórias, seja noutro tipo de leituras, foram-se criando distâncias entre a criança e os livros infantis. Este projecto visa recordar o mágico universo da infância, recuperando o gosto pelas histórias infantis, desenvolvendo, assim, a oralidade, a escrita e a compreensão, expressando as emoções e os sentimentos, a socialização e os valores morais. A nossa dissertação procura valorizar os papel das narrativas e validar a importância das TIC na sala de aula. Assim sendo, procuramos saber até que ponto os alunos constroem recontos mais elaborados quando escutam uma narrativa lida pelo professor, ou quando a lêem no “Magalhães”. Concluiu-se, fazendo uma síntese dos dados obtidos, e reflectindo sobre a importância do reconto, tendo por base a narrativa e o uso do “Magalhães”.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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