Detalhes do Documento

Multiculturalismo e interculturalidade: práticas de leitura do 1º ciclo do ensi...

Autor(es): Geraldes, Artemisa Maria Esteves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1950

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Promoção da leitura; Literatura infantil


Descrição
O nosso trabalho de investigação assenta num conjunto de propostas de trabalho que visa a criação de uma comunidade de leitores, que terá como objectivo principal, a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na(s) dinâmica(s) das relações entre escola e a família, assim como, a importância de uma educação intercultural. A proposta que nós apresentamos tem como suporte a obra “O Veado Florido” de António Torrado, com um conjunto de actividades promotoras da leitura de obras denominadas de Literatura Infantil e a interiorização do direito à diferença e à liberdade de escolha. Com uma estrutura elaborada para o efeito, cada actividade obedeceu à justificação da mesma, ao desenvolvimento e à avaliação que assumiu processos diferentes consoante o seu perfil. Na senda de uma visão multifacetada e polissémica, procurámos desbravar caminhos que fossem para além da habitual exploração estruturalista, incluindo toda a comunidade educativa. O cerne desta dissertação é também, alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, tendo a leitura como ligação fundamental, na promoção do sucesso educativo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia