Document details

O processo de escrita: estratégias de mecanismos auto-correctivos em contexto e...

Author(s): Raposo, Olga Maria Fernandes cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1828

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Escrita -- Aprendizagem; Erro ortográfico


Description
O termo “erro ortográfico” evoluiu nos últimos anos, deixando de ser encarado como uma falha e assumindo uma grande importância no processo de ensinoaprendizagem. Sendo a escola um local privilegiado, compete à disciplina de Língua Portuguesa desenvolver e aperfeiçoar as competências dos alunos. Verificámos que o lapso (erro ortográfico) é importante para a evolução do aluno, cabendo ao professor proporcionar momentos para a superação do erro, orientando o aluno na construção do seu saber. Num trabalho desenvolvido na sala de aula, pretendemos demonstrar se existe progressão, ou não, ao nível do lapso (erro ortográfico). Para o efeito, seleccionámos dois grupos de turma, sendo um do terceiro ano de escolaridade e o outro do final do primeiro ciclo do ensino básico. A análise de dados baseou-se sobre a interpretação dos erros evidenciados nas produções escritas. No decorrer da dissertação, pretendemos ainda validar a importância do ciclo de escrita no contexto pedagógico, de modo a que os professores possam tomar consciência da importância desta visão como processo faseado, que exige um ensino explícito, onde os alunos possam ser construtores do saber.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU