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Interacção jardim de infância, família: o desenvolvimento da oralidade em crian...

Autor(es): Rafael, Ana Maria Baltazar Marques . cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1779

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Intervenção precoce; Educação pré-escolar; Necessidades educativas especiais


Descrição
Este trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em Letras, “Estudos Didácticos, Culturais, Linguísticos e Literários”, tendo englobado na sua essência uma criança que transitou do Projecto de Intervenção Precoce do Distrito de Castelo Branco para o Pré- Escolar. Depois de situarmos a Intervenção Precoce e a Educação Pré-Escolar no contexto global do Sistema Educativo Português, não só do ponto de vista histórico como também legislativo, reconheceu-se o papel importante que a família possui, tal como todos os profissionais envolvidos na superação dos problemas inerentes ao desenvolvimento da linguagem oral nas crianças que apresentam necessidades educativas especiais. Baseando-nos no modelo da Teoria do Processamento da Informação, tentámos interpretar passos como a discriminação, a categorização e, de algum modo a atenção e a memória, pois embora a cognição e a linguagem evoluam através de supra-estruturas relacionadas com factores biológicos e sociais, foi através de uma actividade em contexto pedagógico que testámos a capacidade da criança com défice cognitivo para prestar atenção e saber detectar diferenças e, em simultâneo, analisámos as questões que se prendem com a linguagem. Com este estudo pretendemos, ainda, contribuir para a melhoria da intervenção junto da criança diferente.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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