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Atenuação dos códigos de moda na sociedade actual

Autor(es): Amaro, Ana cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1719

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Design moda; Moda - História; Consumo de moda; Moda - Democratização; Moda - Aspectos sociológicos; Moda - Classes sociais - Hábitos de consumo


Descrição
Durante séculos as sociedades ocidentais, e não só, exibiam a sua classe, claramente, através das vestes, até se iniciar um processo de democratização de consumo. Na sociedade em que vivemos observa-se uma atenuação dos códigos de vestuário de Moda, que advém da Revolução Industrial e do desenvolvimento social do século XX. Nos dias que correm a hierarquia social mantém-se e, com ela, muita diferenciação em termos de vestuário, mas nunca antes como agora nos é tão difícil compreendê-la a olho nu. A percepção da posição social de determinado indivíduo naquilo que faz parecer aos outros e nos significados que tenta passar encontra-se esbatida. Os padrões de consumo de Moda alteram-se na sociedade actual, fazendo crer uma difícil previsão dos comportamentos do consumidor. A permissividade actual é maior, não podendo ser apontados os códigos como dictatórios de comportamento, pensando-se assim que as tendências o podem ser mais vincadamente. Esta dissertação tem como objectivo desenvolver o pensamento teórico na área da de Moda, pensando-a enquanto reflexo da sociedade actual e ferramenta importante na expressão individual. Esta tipologia de estudo poderá beneficiar as áreas que trabalham com e para a Moda; caso do Design, do Marketing, da Sociologia e do Coolhunting.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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