Autor(es):
Saraiva, Sílvia Alexandra Pimenta
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1708
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Design moda; Design moda - Calçado conceptual; Calçado - Polímeros; Designers de moda - Calçado; Moda - Calçado - Marca - Publicidade
Descrição
Esta dissertação tem como principal objectivo a criação e o desenvolvimento de uma
colecção na área do calçado inovador.
Divide-se em três grandes áreas principais, que consistem na investigação, criação e
confecção das peças.
Na área da investigação (teórica), aborda várias matérias, desde a história do
surgimento do calçado, suas necessidades e exigências, até às tendências actuais e
contemporâneas.
Numa abordagem mais prática, mas ainda na área da investigação, decorre a procura
de materiais poliméricos que poderão ajudar no desenvolvimento do produto final. Produto
este, que como acima referido, consiste na criação de uma colecção de calçado conceptual,
com a aplicação de materiais não utilizados normalmente pela industria do calçado
(principalmente no solado).
Na elaboração deste projecto, pretende-se utilizar materiais têxteis, sobras de
confecções, sejam de tecidos, malhas, linhas, ou mesmo peças de roupa sem “vida” etc.
Após alguns testes práticos, chegou-se à conclusão que o polímero que melhor
responde às necessidades deste projecto será uma resina de poliéster mais catalisador.
Embora se continue a busca por um polímero biodegradável com características físicas e
químicas que se adaptem ao pretendido, podendo assim defender a completa
sustentabilidade.
Embebendo esta resina em vários materiais têxteis concluiu-se que depois de curado á
temperatura ambiente, estes materiais juntos conseguem suportar um peso superior a 120kg.
Quanto ao método de fabrico, explorámos o molde por enchimento. Esta técnica
permite a moldagem das formas o mais orgânicas possíveis.
Na fase da criação, desenvolveu-se uma colecção completamente criativa,
conceptual, com formas orgânicas, que são possíveis através da criação de moldes e contramoldes
e por fim o seu enchimento com o produto final.
Aliado a este estudo, criou-se toda a imagem da marca / produto, para sua divulgação
e comercialização.