Autor(es):
Cunha, Telmo André Pinto Alves da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1637
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Farmácia comunitária - Estágio pedagógico; Farmácia hospitalar - Estágio pedagógico; Marketing - Produto inovador - Consumidor; Depilatório - Adesão do consumidor
Descrição
O presente trabalho encontra-se dividido em três capítulos: capítulo I – Relatório de Estágio em Farmácia Comunitária; capítulo II – Relatório em Farmácia Hospitalar; capítulo III – Estudo de Intenções de Compra de um Hidrogel Depilatório Facial Masculino.
O capítulo I, tem por objetivo retratar o meu estágio em farmácia comunitária, realizado na Farmácia da Sé, na cidade da Guarda. Este período de estágio permitiu-me concluir a importância que um farmacêutico tem na sociedade Portuguesa. Este capítulo pretende descrever toda a abrangência das atividades de um farmacêutico, a metodologia e os princípios inerentes. Desde a elaboração das encomendas, receção das mesmas, armazenamento, dispensa de medicamento e outros produtos de saúde, preparação de manipulados, entre outras atividades com que o farmacêutico se depara no seu quotidiano.
O capítulo II, faz referência a todas as atividades realizadas no decorrer do estágio nos Serviços Farmacêuticos da ULS da Guarda. Neste capítulo pretendo retratar toda a estrutura e toda a metodologia dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares, tal como a importância de um farmacêutico dentro de toda essa estrutura. No meu estágio tive a possibilidade de constatar e experienciar todas as áreas em que um farmacêutico intervém, tais como: gestão, farmacotecnia, diferentes tipos de circuitos de distribuição, participação do farmacêutico em ensaios clínicos e nas diferentes comissões.
O capítulo III, este refere-se ao trabalho de investigação por mim desenvolvido, que no caso a área é o Marketing. Este capítulo é composto por uma secção introdutória, uma secção com a revisão bibliográfica, em que pretendi abordar todos os conceitos necessários ao entendimento do estudo do caso prático. Nas restantes secções encontra-se o corpo deste trabalho, em que através de inquéritos realizados a 150 homens pretendo responder aos objetivos deste trabalho, como a intenção de compra dos homens perante um hidrogel depilatório facial masculino, contudo este objetivo era bastante limitativo, assim sendo através do inquérito tentei esclarecer um pouco o comportamento do homem perante um produto inovador.