Author(s):
Silva, Cláudia Nunes da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1611
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Estágio pedagógico; Laboratório urbano pela arte - Serviço educativo; Laboratório urbano pela arte - Educação não formal; Laboratório urbano pela arte - Identidade urbana; Projecto LUPA - Cidade - Castelo Branco; Castelo Branco - Identidade Cultural - Projecto LUPA
Description
No âmbito do grau de Mestre em Ensino das Artes Visuais da Universidade da Beira Interior
(MEAV-UBI), este relatório, orientado na Unidade Curricular - Estágio Pedagógico pela
orientadora científica e diretora do MEAV, pretende:
Na primeira parte abordar o produto da componente de investigação deste relatório de
estágio – o LUPA - o qual se insere nas saídas profissionais previstas com a obtenção do MEAV.
Profissionalizando para a docência no grupo de recrutamento 600, confere competências aos
mestrandos que os tornam uma mais-valia para os serviços educativos de museus, centros de
arte, câmaras municipais ou, como é o caso da componente de investigação deste relatório, a
criação de um novo serviço educativo que conte com parecerias das instituições e indústrias
culturais e criativas da cidade de Castelo Branco (entre outros parceiros), mas sobretudo com
a comunidade albicastrense. O LUPA (acrónimo para: Laboratório Urbano pela Arte), de
carácter experimental (implementado paralelamente à PES) é um serviço educativo que
pretende, através da Educação pela Arte e para a Arte, fornecer um/múltiplos espaço(s) -
Laboratórios – para despertar, na comunidade albicastrense, o desenvolvimento e partilha de
um “olhar” atento, crítico (através da “lupa” da arte, como manifestação cultural), sensível
ao património material e imaterial onde, a cidade de Castelo Branco e o seu urbanismo e
urbanidade, será o campo de trabalho eleito. Ao ritmo de um Laboratório por mês, a equipa
que idealizou e materializou este projeto, proporcionará aos participantes, a passagem do
testemunho enriquecida pela individualidade e as diversificadas áreas de especialização dos
quatro membros fundadores (três dos quais fazem parte do núcleo de estágio na ESAL, sendo
todos estudantes do MEAV-UBI) contando ainda com a participação de convidados e
voluntários. Partilha, que se pretende que tenha um impacto futuro: quer no respeito e
valorização do património; quer na exigência de qualidade face ao estímulo multissensorial
do entorno, contrariando a apreensão acrítica e passiva do domínio da imagem e visualidade -
através da educação para a arte; quer, ainda, no enriquecimento da experiência estética,
expressiva e comunicativa dos participantes e no desenvolvimento holístico do seu ser -
através da educação pela arte.
Na segunda parte, deste relatório, expor-se-ão os resultados da Prática de Ensino
Supervisionada (PES), na disciplina do 11º ano de Geometria Descritiva A, incluindo
implementação e desenvolvimento de uma atividade extracurricular no meio escolar - o
projeto Vídeo Arte (proposto e dirigido pelas três professoras estagiárias) que vem responder,
tal como o LUPA à necessidade dos membros da equipa dominarem as competências exigidas
para trabalhar nos mais variados serviços educativos.