Author(s):
Alves, Daniela Filipa Ribeiro
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1602
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Jornalismo televisivo; Jornalismo televisivo - Audiências; Informação televisiva - Infoentretenimento; Infoentretenimento - Televisão pública; Infoentretenimento - Televisão privada; Infoentretenimento - Vantagens - Desvantagens
Description
Numa perspectiva financeira, o telespectador é visto cada vez mais como um consumidor e não como um cidadão. As estações televisivas focam-se em oferecer programas que chamem e prendam a atenção das audiências, focando a forma e não o conteúdo, com o objectivo de se tornarem o canal mais visto e, consequentemente, angariar mais publicidade, que se traduz em verbas financeiras. Por estas razões, os programas televisivos foram sofrendo alterações ao longo do tempo, até por uma tentativa de se adaptarem à sociedade actual. Surge, então, uma categoria televisiva, que aos poucos vai ganhando o seu espaço nas grelhas de programação. Falamos de infoentretenimento: programas híbridos, que juntam a informação e o entretenimento.
Nesse sentido, com esta dissertação pretende-se saber de que forma a televisão, em particular os canais televisivos generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI), tal como os canais portugueses de informação (RTP Informação, SIC Notícias e TVI24), utilizam o infoentretenimento na sua programação, tentando decifrar quais são as características desde género híbrido para perceber melhor o conceito.
Numa primeira parte desta dissertação faz-se a revisão teórica sobre o conceito de infoentretenimento, o seu surgimento, a sua utilização na televisão e o impacto nas audiências. Numa segunda parte é exposta a metodologia de investigação, assim como a análise de conteúdo e os resultados do estudo empírico, terminando com as conclusões do estudo de investigação.