Document details

Das limitações do ensino na contemporaneidade à redescoberta da filosofia atrav...

Author(s): Castanheira, Guilherme Luís Leitão cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1581

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Filosofia - Ensino; Filosofia - Ensino - Internet; Filosofia - Ensino - Wiki; Wiki; Internet - Sociedade de informação


Description
A educação é o pilar da nossa civilização. A forma como educamos os mais novos não é a mesma forma usada pelos nossos antepassados. No passado, a nossa educação tinha uma validade útil; atualmente, assistimos a uma intervenção de vários agentes que compõem o tecido social, económico e cultural que rapidamente torna a educação adquirida em causa. Algo está diferente. Uma das grandes responsáveis pela mudança tem um nome, internet. Esta tecnologia alterou a forma como comunicamos e como percecionamos o nosso presente, o nosso passado e o nosso futuro. Estas mudanças são visíveis em sectores vários e já fazem parte do nosso quotidiano. No entanto, será que a escola está a acompanhar o desenvolvimento na relação novas tecnologias – aprendizagem? Estarão os alunos consciencializados da importância que a internet tem na educação? Será este novo paradigma uma mutação provisória de algo ainda em desenvolvimento? Pode o ensino da filosofia aproveitar as várias ferramentas da internet para se expandir? Tendo como ponto de partida estas e outras questões, desenvolvi uma experiência na turma CTLH 10 da escola Secundária do Fundão a fim de avaliar o impacto das wiki no ensino da Filosofia e, por conseguinte, concluir se existem potencialidades filosóficas no uso das mesmas.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU