Detalhes do Documento

Marca territorial Vale do Côa : projecto de identidade visual

Autor(es): Matias, Petra Daniela Quadrado do Alferes cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1550

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Design multimédia; Marca territorial - Identidade - Vale do Côa; Identidade territorial; Marketing territorial; Identidade visual


Descrição
O Vale do Côa é um território localizado no norte de Portugal. Actualmente é constituído por dez concelhos e abrange os Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa e a Região do Alto Douro Vinhateiro, ambos Património Mundial da UNESCO. O objectivo deste projecto é criar a marca de identidade territorial Vale do Côa. A marca/identidade territorial, segundo Anholt, deverá ser adquirida através de uma estratégia global tendo em conta todos os factores que influenciam o território, de modo a permitir uma maior eficiência e efectividade que possibilitam que os lugares adquiram uma identidade distintiva. A definição de identidade de um lugar, país, região ou cidade torna-se hoje fundamental face às actuais alterações provocadas pela globalização. Alguns investigadores tratam hoje os territórios como produtos, competindo no mercado como uma empresa, por turistas, indústria e por vezes novos residentes. A capacidade competitiva de cada território depende de diversos factores, tais como a localização, dimensão, património e as suas dinâmicas económicas, sociais e culturais. Com a criação desta marca pretende-se implementar uma rede de parcerias que permitam valorizar o património, os recursos de atracção e os seus produtos endógenos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia