Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada : desenho A, 11º ano : desbloqueio no desenho ...

Autor(es): Sousa, Bruno Miguel Balegas cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1529

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Educação visual


Descrição
O presente relatório tem como objectivo descrever e analisar o percurso do professor estagiário nas actividades decorridas na Escola Secundária com o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Fundão no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Neste estarão presentes reflexões e observações sobre o ensino, a acção docente, a realidade escolar, as actividades realizadas para os alunos em contexto de aula e visitas de estudo ficando completo com uma investigação realizada com base nas actividades desenvolvidas em contexto lectivo. Estas observações levantaram questões que permitiram uma reflexão sobre a prática lectiva: gestão curricular; métodos e estratégias de ensino/aprendizagem; gestão e avaliação das aulas; intervenção na escola; relação com a comunidade educativa e outras actividades de carácter didáctico e pedagógico. A investigação presente neste relatório debruça-se sobre a temática do ensino do desenho de observação directa, descreve métodos e exercícios específicos que contribuem para o desbloqueio visual, essencial neste tipo de registo. É ainda descrita a evolução do desenho infantil para uma melhor compreensão do bloqueio visual.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia