Document details

Prática de ensino supervisionada : educação visual, 7º ano : ensino do desenho,...

Author(s): Jesus, Ana Sofia Gomes de cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1528

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Educação visual; Desenho - Ensino; Comunicação visual


Description
Este relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais (MEAV) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É composto por cinco partes fundamentais: as artes no currículo do ensino básico, a investigação, a comunidade educativa da escola, a prática supervisionada – estágio pedagógico e as atividades extra-curriculares desenvolvidas pela autora deste relatório. O primeiro e o segundo capítulos são dedicados a uma pesquisa sobre a importância das artes no Ensino Básico e em concreto sobre o “Ensino do Desenho pela Educação do Olhar, no Terceiro ciclo do Ensino Básico”. Assim fundamenta-se a arte no ensino através da análise do programa de Educação Visual, disciplina lecionada no estágio pedagógico (capítulo I). O segundo capítulo incide na fundamentação da estratégia de “Educação do Olhar” no ensino do Desenho propriamente dito. O principal objetivo é determinar qual a melhor forma (ou formas) de despertar os alunos do 3º ciclo para esta “ferramenta” de expressão e comunicação que os acompanha desde a infância pretendendo-se responder à seguinte pergunta de investigação: Haverá um ensino ideal de Desenho, mesmo se tivermos apenas a falar de Desenho de representação? O terceiro e quarto capítulos relatam a prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras (ESQP) da Covilhã. Aqui se descreve a comunidade educativa e toda a prática de ensino supervisionada incluindo a planificação, implementação, observação e reflexão. O quinto capítulo dá a conhecer as várias atividades extra-curriculares desenvolvidas pela professora estagiária. A conclusão remete para uma reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido. Finalizando, o presente relatório alberga, em apêndices, todas as “ferramentas” desenvolvidas pela autora.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU