Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada : desenho A, 10º e 12º anos : metodologia proj...

Autor(es): Saraiva, Cláudia Isabel Gregório Ramos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1527

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Desenho - Ensino; Desenho - Metodologia; Design - Ensino; Design - Metodologia


Descrição
O relatório apresentado, elaborado no contexto do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se à prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano lectivo 2011/12 na Escola Secundário de Campos Melo, em duas turmas do ensino secundário do curso científico-humanístico de Artes Visuais e à pesquisa teórico-prática sobre a metodologia projectual no-do design e a sua integração no ensino em artes visuais. Este relatório é estruturado em três partes: investigação/pesquisa teórico-prática, análise curricular e prática de ensino supervisionada. A primeira parte, dedicada ao estudo da metodologia projectual no-do design apresenta-se dividido em dois capítulos. O primeiro procura, contextualizar e, de seguida, entender e definir os conceitos ligados ao design e à metodologia. O segundo foca, a metodologia projectual e a sua evolução histórica, apresentado-se algumas metodologias e alguns autores, para assim entender o que de comum se pode ler. A segunda parte foca, o lugar da metodologia projectual nos currículos disciplinares do grupo 600, directamente relacionados com projecto e design e, posteriormente reflectir sobre a importância do conceito de projecto na pedagogia. São apresentados, ainda, alguns projectos, que fomentam a atitude projectual e revelam preocupações, num contexto mais global. Como exercício prático de reflexão, delinea-se uma proposta diferente de planificar uma disciplina. A terceira e última parte, corresponde a todo o trabalho efectuado realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada. Primeiro enquadra-se e caracteriza-se a Escola Secundária de Campos Melo depois, o ensino secundário, mais especificamente o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o do núcleo de estágio, assim como as turmas onde se realizou a prática pedagógica. Finalmente, detém-se na prática pedagógica onde se descreve, analisa e reflecte as actividades desenvolvidas, ao longo do ano lectivo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia