Author(s):
Saraiva, Cláudia Isabel Gregório Ramos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1527
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Prática de ensino supervisionado; Desenho - Ensino; Desenho - Metodologia; Design - Ensino; Design - Metodologia
Description
O relatório apresentado, elaborado no contexto do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se à prática de ensino supervisionada, realizada durante o ano lectivo 2011/12 na Escola Secundário de Campos Melo, em duas turmas do ensino secundário do curso científico-humanístico de Artes Visuais e à pesquisa teórico-prática sobre a metodologia projectual no-do design e a sua integração no ensino em artes visuais.
Este relatório é estruturado em três partes: investigação/pesquisa teórico-prática, análise curricular e prática de ensino supervisionada.
A primeira parte, dedicada ao estudo da metodologia projectual no-do design apresenta-se dividido em dois capítulos. O primeiro procura, contextualizar e, de seguida, entender e definir os conceitos ligados ao design e à metodologia. O segundo foca, a metodologia projectual e a sua evolução histórica, apresentado-se algumas metodologias e alguns autores, para assim entender o que de comum se pode ler.
A segunda parte foca, o lugar da metodologia projectual nos currículos disciplinares do grupo 600, directamente relacionados com projecto e design e, posteriormente reflectir sobre a importância do conceito de projecto na pedagogia. São apresentados, ainda, alguns projectos, que fomentam a atitude projectual e revelam preocupações, num contexto mais global. Como exercício prático de reflexão, delinea-se uma proposta diferente de planificar uma disciplina.
A terceira e última parte, corresponde a todo o trabalho efectuado realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada. Primeiro enquadra-se e caracteriza-se a Escola Secundária de Campos Melo depois, o ensino secundário, mais especificamente o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais e o do núcleo de estágio, assim como as turmas onde se realizou a prática pedagógica. Finalmente, detém-se na prática pedagógica onde se descreve, analisa e reflecte as actividades desenvolvidas, ao longo do ano lectivo.