Autor(es):
Lopes, Nuno José Tavares
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1514
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Variações hemodinâmicas - Nitroprussiato de sódio; Regurgitação mitral; Nitroprussiato de sódio - Aspectos farmacológicos; Nitroprussiato de sódio - Aspectos terapêuticos; Nitroprussiato de sódio - Factores de risco; Emergência hipertensiva; Hemodinâmica
Descrição
Embora um equipamento médico não possa jamais subjugar para segundo plano a observação clínica médica, os sistemas de administração automática de fármacos permitem melhorar a prestação de cuidados tornando mais assertiva e segura a intervenção terapêutica. Estes equipamentos exigem complexas construções algorítmicas e modelos matemáticos, tendo por base protocolos de atuação médica. No entanto, a aplicação de um sistema automático de controlo de administração/infusão coloca várias dificuldades. Um dos maiores problemas relacionados com os sistemas de administração automática de fármacos é o hiato entre aquele que é o diminuto conhecimento médico presente no modelo e a complexidade inerente ao doente.
Atualmente o modelo circulatório desenvolvido por Guyton e Coleman, que tenta explicar o controlo da pressão arterial, é um dos mais aceites pela comunidade científica. No entanto, não contempla a visão holística de todos os processos fisiológicos e patológicos inerentes a cada doente.
O presente trabalho tem como objetivo a compreensão dos processos que permitem melhorar os sistemas existentes e incrementar a robustez dos algoritmos dos sistemas automáticos. Esta melhoria pretende ser obtida através do estudo das variações que serão expectáveis nas diferentes variáveis co-dependentes dos valores da pressão arterial em adultos saudáveis, em emergências hipertensivas e nos casos de regurgitação mitral. As variáveis a ter em conta são a frequência cardíaca, o débito cardíaco, a saturação capilar de oxigénio, a frequência respiratória, a pressão de encravamento capilar pulmonar, o peptídeo natriurético auricular, o volume regurgitante mitral, o débito urinário, os valores séricos de tiocianeto, metahemoglobina e lactatos, o fluxo sanguíneo cerebral, o metabolismo basal e temperatura corporal. Através da compreensão das modificações expectáveis em cada uma das variáveis, após a administração do Nitroprussiato de Sódio, pretende-se incorporar este conhecimento no desenvolvimento de dispositivos automáticos de administração deste fármaco.
Para isso, será efetuada uma pesquisa na literatura médica de fisiologia, fisiopatologia, física médica, anestesiologia, cardiologia e cuidados intensivos, bem como nas bases de dados eletrónicasde medicina baseada na evidência com os termos bloodpressure, bloodpressuremonitoringvariability, acutehypertension, mitral valveregurgitation, associando cada uma das pesquisas às variáveis supracitadas e a ter em linha de conta.