Author(s):
Alves, David Manuel Cascais
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1470
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologias do ensino; Artes visuais - Oficina de artes
Description
Um dos objetivos da Geometria Descritiva é transpor a imagem espacial de um objeto, para uma representação bidimensional, no entanto, segundo alguns alunos, essa é a principal dificuldade de todo o processo. Transpor os objetos e a realidade, representando-os bi dimensionalmente, é uma barreira difícil de ultrapassar, existindo uma carência notória no método de ensino, que estimule no aluno a capacidade de raciocínio espacial, ou seja, a capacidade de transferir o conhecimento para o papel. Dificuldade essa, comum ao Desenho e Geometria Descritiva, pois são ambas formas de abstração codificadas e como tal sistemas simbólicos. Nesse sentido, e partindo de constatações e observações em contexto de sala de aula, de forma prática, pretende-se investigar reunindo informação suficiente para perceber se as metodologias tradicionais e as aplicações dinâmicas/interativas são um recurso didático positivo e até que ponto podem ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva, visando assim o seu sucesso futuro. Pretende-se perceber através da aplicação prática em contexto de sala de aula, se estes recursos didáticos poderão ser uma ferramenta de apoio ao aluno, não como uma calculadora que apresente resultados, mas como uma bússola que indique direções à formação de saberes, apoiando o aluno na visualização e compreensão dos objetos no espaço.
No que respeita à estrutura, o presente relatório explora duas vertentes: primeira - “Investigação”, onde são aplicados na prática, métodos de ensino/aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva; segunda - a discrição das atividades e eventos, desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Oficina de Artes.