Autor(es):
Pignatelli, Francesco
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1457
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Metodologia projectual; Artes visuais - Aspectos didácticos
Descrição
Elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais no 3º Ciclo no Ensino
Básico e no Ensino Secundário, este relatório relata a experiencia de estágio e investiga um
paradigma pedagógico, umas das temáticas fundamentais do ensino das Artes Visuais: a
Metodologia Projetual.
A principal referência de apoio para a sua elaboração é a Prática de Ensino
Supervisionada (PES) decorrida no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária/3 Quinta
das Palmeiras (ESQP) da Covilhã.
O professor estagiário, Francesco Pignatelli, autor deste relatório, lecionou 56 aulas
na disciplina opcional da componente de Educação Artística: Arte e Design (AD). A partir
dessa experiencia, das planificações das aulas, das observações e reflexões constantemente
elaboradas, produziu-se a presente investigação. Nas aulas de AD abordaram-se
principalmente temáticas relacionadas à Arte e ao Design, nas suas diferentes formas e
aspetos. Em específico, foram desenvolvidos Unidades de Trabalho (UT) com temas de
estética, estrutura, forma, arte contemporânea, Eco-Design e Poesia Visual.
O principal desafio da PES foi a definição de problemas por parte do professor
estagiário, e sucessiva procura, por parte dos alunos, de estratégias projetuais para a
resolução dos mesmos. Dessa forma o objetivo foi procurar que os alunos desenvolvessem
competências na área projeto, em geral.
A metodologia e o percurso adotado para a elaboração do relatório foi a planificação
detalhada das aulas, a observação direta, a definição de um tema, a pesquisa bibliográfica, a
elaboração de investigação e sucessiva fase de composição de todos os elementos.
O relatório divide-se em três capítulos: no Capítulo I, faz-se um enquadramento geral
da prática de estágio, uma caracterização geral da universidade, da escola, do grupo de
estágio, do Mestrado, da disciplina lecionada e da turma; O Capítulo II, coração deste
relatório, enquadra teoricamente e conceptualmente a pedagogia e a didática à base da PES,
principalmente expondo a investigação desenvolvida, em todo os seus aspetos, apresentando
resultados e reflexões; O Capítulo III expõe a prática de ensino e as atividades desenvolvidas,
os resultados obtidos, uma reflexão crítica e apresenta eventuais propostas de melhoria.
Por fim os apêndices e anexos contêm fichas de trabalhos, documentos orientadores
da escola, material didático pedagógico, e outros documentos relevantes elaborados pelo
autor deste relatório, em formato digital.