Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, educação visual...

Autor(es): Correia, Tânia Sofia Gomes cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1439

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Educação visual - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Aquisição de competências - Aspectos socioculturais; Educação visual - Ensino-aprendizagem


Descrição
O presente relatório foi elaborada como parte integrante da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, reflectindo o percurso formativo seguido pela professora orientadora do estágio e reflexão sobre os desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Assim, o relatório apresentado, divide-se em quatro capítulos, em que: no primeiro se expõe uma breve descrição do percurso académico e profissional da professora estagiária, indo ao encontro do seu curriculum vitae, tendo em linha de conta os aspectos enquanto trabalhador/estudante; o segundo capítulo apresenta o enquadramento teórico-conceptual no que diz respeito à disciplina em estudo (Educação Visual no 3º ciclo – 7º e 9º ano); o terceiro capítulo apresenta a caracterização da escola e as relações da escola com a comunidade, tendo em consideração os aspectos fulcrais para o ensino das Artes Visuais; por último, no capítulo quatro, são enumeradas e descritas as actividades desenvolvidas ao longo das aulas alvo de avaliação. O mesmo capítulo apresenta de forma descritiva os resultados obtidos, e aponta possíveis melhorias para a prática lectiva. Todo o relatório, apresenta a Prática de Ensino Supervisionada, especialmente nas actividades desenvolvidas e na reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem do professor estagiário em função dos desafios e das estratégias adoptadas. Com a Prática de Ensino Supervisionado, o professor enquanto estagiário irá adquirir uma maior preparação para ultrapassar obstáculos que forem surgindo no dia-a-dia na turma ou nas turmas que futuramente irá acompanhar, contribuindo para a melhoria do Ensino- Aprendizagem.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia