Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, desenho A, 10º ano

Autor(es): Fernandes, Luís Miguel Mendes cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1436

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Desenho


Descrição
Este relatório descreve e caracteriza a Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A PES decorreu na Escola Secundária com 3º CEB do Fundão, à área disciplinar de Desenho A, com uma turma do 10º ano, e ao Clube de Fotografia. Existiu um acompanhamento continuado às aulas durante o ano lectivo, e ainda a participação em diversas actividades extra-curriculares. A construção do relatório pretendeu caracterizar a PES e práticas pedagógicas que a acompanharam, através da análise e descrição dos momentos, características e instrumentos essenciais, acompanhado de reflexões críticas que revelam a visão e abordagem do autor ao Ensino. Desse modo, inclui uma análise a dois relatórios sobre o Ensino Artístico, dando a conhecer o panorama actual do Ensino Artístico em Portugal, e demonstrando a importância do ensino das artes e das capacidades criativas no desenvolvimento do ser e das sociedades. Compreende também um enquadramento da Escola Secundária com 3º CEB do Fundão através da sua caracterização, da cidade do Fundão e região em que se insere, e de instrumentos essenciais para a aplicação contextualizada das acções pedagógicas. Contém ainda uma análise ao programa da área disciplinar de intervenção, e uma reflexão crítica sobre o programa e a disciplina. São também apresentados e descritos os momentos mais determinantes na Prática de Ensino Supervisionada, traduzindo as práticas educativas do estagiário.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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