Author(s):
Costa, Ana Rita Pinto
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1414
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Rigidez arterial; Rigidez arterial - Factores de risco; Rigidez arterial - Onda de pulso; Rigidez arterial - Disfunção endotelial; Rigidez arterial - Hipertensão arterial; Nitroprussiato de sódio - Factores de risco; Nitroprussiato de sódio - Aspectos terapêuticos
Description
No seguimento do trabalho: “Modelos Fisiológicos da Emergência Hipertensiva e Regurgitacão Mitral e sua Resposta à Terapia com Nitroprussiato de Sódio”, é proposto um estudo que permita compreender de que forma a rigidez arterial, iria afectar um sistema de administração automática de fármacos, neste caso em concreto, com o Nitroprussiato de Sódio.
Estes sistemas de administração são de facto vantajosos, apesar da dificuldade que passa por integrar certos fatores, sejam eles da ordem de sintomatologia e parâmetros clínicos do paciente, quer da interpretação de exames auxiliares de diagnóstico. Fatores estes que requerem e dependem incomensuravelmente da avaliação de um médico.
O presente trabalho tem como objetivo perceber de que modo as alterações da parede arterial, e especificamente, a rigidez arterial, vão afetar a resposta ao tratamento da hipertensão arterial.
Pretende-se estudar qual a afeção a nível da dose inicial/basal de Nitroprussiato de Sódio, para além das diferenças interpessoais, e qual a sua implicação na prática clínica e nos sistemas de administração automática de fármacos.
Espera-se compreender de que forma a rigidez arterial vai afetar a sensibilidade do nitroprussiato de sódio na redução da pressão arterial.
Com este trabalho procuro ainda estudar quais as determinantes da rigidez e sua etiologia, fisiopatologia e consequências clínicas.
É ainda relevante discernir de que forma a medição da velocidade de onda de pulso (Pulse Wave Velocity), vai permitir uma avaliação efetiva da rigidez arterial, de um modo simples, fiável e reproduzível. Sabendo-se atualmente que é possível prever o risco cardiovascular através da rigidez de artérias que possuam propriedades específicas, como o caso da Aorta.
Desta forma, será realizada uma pesquisa/ revisão de literatura médica tendo como base os seguintes termos: arterial stiffness, Sodium Nitroprusside, Hypertension, Pulse wave velocity, cardiovascular risk. Esta pesquisa recorrerá essencialmente a noções de fisiologia, bases físicas em medicina, patologia médica, cardiologia, cuidados intensivos.