Author(s):
Pereira, Manuela Alexandra Pinheiro de Barros
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1279
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Artes visuais - Ensino; Artes visuais - Prática pedagógica - Planificação; Artes visuais - Prática pedagógica - Avaliação; Artes visuais - Actividade extra-curricular
Description
Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do
Ensino Básico e para o Ensino Secundário, este Relatório refere-se ao Estágio
Pedagógico iniciado em Setembro de 2009, na Escola Secundária/3 Quinta das
Palmeiras, Covilhã. Sob a orientação Pedagógica do Dr. João Paulo Trigueiros,
desenvolveram-se diferentes actividades lectivas, em Educação Visual, aplicadas à
turma do 8º E.
A disciplina de Educação Visual, leccionada de Setembro de 2009 a 17 de Maio de
2010, teve a Orientação da responsabilidade do Dr. João Paulo Trigueiros. A prática
de ensino supervisionada foi efectuada num total de 50 aulas, sempre assistidas
pelo professor Orientador e 1 aula foi assistida pela colega de estágio Natália
Craveiro e 2 aulas pela colega Edite António. As Unidades Programáticas foram:
EstruturaForma, LuzCor e Comunicação Visual. Promoveram-se diversas
actividades extracurriculares, nomeadamente: execução de um painel de telas de
auto-retrato; exposições; visita de estudo; participação num blog do Núcleo de
Estágio; assistir à audiência de “À conversa com o escritor Pedro Seromenho”;
projecto de um livro de ilustrações para a obra “A Árvore”, de Sophia de Mello
Breyner Andressen; e apoio na execução de um painel de telas do Dia da Escola –
17 de Maio.
O Relatório de Estágio compreende: Introdução, três Capítulos, Conclusões,
Bibliografia e Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do
trabalho, a Unidade focadas e a metodologia seguida. No Capítulo I é efectuado o
enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho e
a turma alvo da prática de ensino supervisionada. O Capítulo II contém a análise da
bibliografia oficial associada, as planificações, as metodologias, o desenvolvimento da Unidade de Trabalho seleccionada, os instrumentos de avaliação e as
actividades extracurriculares realizadas. O capítulo III contém as Conclusões,
proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a
sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para o ensino-aprendizagem da
Educação Visual. Os Anexos contém documentos orientadores da Escola, Fichas de
Trabalho, Powerpoints, etc...