Author(s):
Carapito, Sofia Isabel Alexandre
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1269
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Publicidade - Aspectos técnicos; Publicidade - Imagem; Imagem publicitária - Persuasão; Comunicação - Marca
Description
Vivemos, actualmente, numa sociedade que se caracteriza por uma emergente tecnologia das comunicações e dos media de massas, onde se destaca, na publicidade, a importância crescente e visível da imagem, sendo incontornável a sua presença em todos os contextos do quotidiano social.
Estas imagens publicitárias têm o propósito de causar uma sensação e um impacto, de modo a ficar na mente do consumidor, atribuindo, assim, uma identidade a um produto. O uso da imagem tem-se revelado, então, um instrumento valioso de trabalho e um aparelho argumentativo cheio de artifícios, para os quais tem contribuído uma Retórica da Imagem.
Neste Relatório de Estágio, e tendo em conta o pressuposto da afirmação da “sociedade da imagem”, importa compreender a forma como a imagem comunica e transmite as suas mensagens, bem como a importância do uso da imagem na publicidade e a sua contribuição para a construção de uma argumentação persuasiva no anúncio, bem como na construção de identidade de uma marca. Propõe-se, então, desenvolver uma definição da própria imagem, tendo em vista apreender a significação e a produção de sentidos através da mesma, examinar um conjunto de imagens publicitárias, trabalhadas como instrumento de comunicação mais relevante para a publicidade, de acordo com as categorias propostas pelos principias autores que irão ser apresentados, e também procurar avaliar a influência da imagem para a constituição de uma marca forte e apelativa no mercado actual, que se tem pautado por uma crescente exigência visual.
Propõe-se ainda descrever o Estágio Curricular do Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, realizado na empresa We are one, assim como a estratégia criada para comunicar, através de imagens, a marca “Fundão”.