Autor(es):
Cunha, Ana Sofia Fernandes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1136
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Indústria farmacêutica - Farmacêutico - Médico - Aspectos éticos; Relação médico-farmacêutico; Marketing farmacêutico; Farmácia comunitária - Gestão - Estágio pedagógico; Farmácia hospitalar - Gestão - Estágio pedagógico; Farmacotecnia; Farmácia - Cuidados de saúde
Descrição
O presente trabalho encontra-se divido em 3 Capítulos.
O Capítulo 1 introduz uma visão muito sintética sobre a relação entre a Indústria Farmacêutica e o Profissional de Saúde. Descreve as iniquidades ainda existentes e em especial o facto das empresas da Indústria Farmacêutica despenderem elevadas somas em Marketing. Após uma breve caracterização do Mercado Farmacêutico Nacional, examina-se a orientação comercial das empresas farmacêuticas e as suas estratégias para promover a demanda dos seus produtos, sendo também abordadas práticas impróprias e medidas que procuram limitar os seus efeitos negativos. Finalmente explora o papel desempenhado pelos Médicos e Farmacêuticos como investigadores e guardiões do medicamento, considerando como o conhecimento médico e as suas práticas contribuem, ao invés de diminuir, para a expansão da Indústria Farmacêutica.
A investigação empírica foi posta em prática através do preenchimento de um inquérito pelos Médicos e Farmacêuticos Comunitários, do Centro de Saúde de Mogadouro e Covilhã, respectivamente. O inquérito é composto por várias questões, apresentadas sob a forma de escala de Likert, escala dicotómica e escolha múltipla, esperando assim obter evidências que permitam a resposta aos objectivos colocados. Os dados foram analisados através de análises estatísticas, suportadas nos programas de tratamento estatístico SPSS e Microsoft Excel, de modo a obter os resultados que serviram de base à discussão e conclusão do trabalho.
As limitações desta investigação estão relacionadas com o tempo reduzido em que foi realizada, o tamanho da amostra e o facto de os dados serem recolhidos apenas em dois locais. Futuros estudos devem considerar a recolha de dados em diferentes pontos do País de modo a obter uma amostra mais numerosa e heterogénea.
No Capítulo 2, o estágio em Farmácia Hospitalar mostrou a importância do trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos hospitalares. Este relatório relata a missão do farmacêutico hospitalar. Essa missão é: fazer parte da gestão do medicamento, que abrange todo o percurso feito por este desde a sua selecção, aquisição, recepção, prescrição, administração e reavaliação; optimizar o seu uso de forma a obter melhores resultados; reforçar a segurança e qualidade do uso do medicamento no doente; e assegurar que são cumpridos os 7 direitos do doente: doente correcto, dose correcta, via de administração correcta, à hora correcta com o medicamento correcto com a informação e documentações correctas.
No Capítulo 3, o estágio curricular em Farmácia Comunitária tem como principal objectivo a integração da aprendizagem teórica na prática profissional. Este relatório descreve o trabalho realizado em Farmácia Comunitária pelo farmacêutico e a importância do mesmo para a comunidade. Para além das actividades relacionadas com a gestão e organização da farmácia e com o medicamento como o aprovisionamento, armazenamento, preparação e dispensa do mesmo, tenta-se aqui demonstrar a importância do farmacêutico enquanto prestador de cuidados de saúde, conselheiro efectivo no acto da cedência de medicamento e no acompanhamento próximo dos utentes da farmácia comunitária, promovendo o uso racional dos medicamentos, a adesão à terapêutica e a farmacovigilância.