Autor(es):
Gaspar, Andreia Cruz
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1134
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Fármacos - Permeação cutânea; Sulfato de glucosamina - Permeação cutânea; Iontoforese - Permeação cutânea; Farmácia comunitária - Gestão - Estágio pedagógico; Farmácia hospitalar - Gestão - Estágio pedagógico; Farmacêutico - Utente - Medicamento
Descrição
Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. Cada capítulo corresponde à experiência profissionalizante adquirida nas diferentes componentes do estágio, nomeadamente na componente de Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Investigação.
O primeiro capítulo do relatório relacionado com a vertente de Investigação pretende descrever o projeto desenvolvido na área da tecnologia farmacêutica e intitulado: “ Estudo da permeação cutânea do sulfato de glucosamina, em modelo ex vivo, induzida por iontoforese”. O principal objetivo, desta investigação, foi avaliar e estudar a permeação do sulfato de glucosamina, um precursor dos glucosaminoglicanos, em pele de origem suína. Para isso, foi utilizado o método da iontoforese com vista a comprovar a sua eficácia na libertação transdérmica do fármaco e avaliando o potencial desta via alternativa à administração da molécula. Deste modo, o fármaco foi primeiramente isolado a partir de ampolas comerciais de sulfato de glucosamina destinadas a administração intramuscular e marcado, posteriormente, com o fluorocromo FITC. Esta conjugação com FITC permitiu avaliar, através de microscopia confocal a laser, a permeação da molécula através da pele, após aplicação da iontoforese. Ainda, neste âmbito, foi analisada a influência de diferentes densidades de corrente iontoforética na permeação do fármaco, em pele suína.
O segundo capítulo do relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas e a experiência adquirida ao longo do estágio em Farmácia Comunitária, evidenciando o funcionamento da mesma e o papel do farmacêutico nesta área. Este estágio decorreu na Farmácia Modelar, no Teixoso, concelho da Covilhã, no período de 5 de Março a 24 de Abril.
Por fim, o último capítulo do relatório pretende elucidar todas as competências técnico-científicas adquiridas, atividades desenvolvidas e metodologias observadas ao longo do estágio em Farmácia Hospitalar. O estágio profissional em Farmácia Hospitalar realizou-se nos Serviços Farmacêuticos do Hospital Pêro da Covilhã do Centro Hospitalar Cova da Beira, durante o período de 26 de Abril a 15 de Junho.