Document details

O ensino-aprendizagem das TIC numa universidade sénior: (estudo de caso)

Author(s): Nascimento, Carlos Manuel Martins do cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/836

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Teses; Educação de adultos; Tecnologias da informação; Aprendizagem na idade adulta


Description
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2009 Este trabalho pretende ajudar a compreender como se desenvolvem as actividades de ensino-aprendizagem das TIC numa Universidade Sénior, mais concretamente na Universidade Sénior de Almada (USALMA). O estudo analisa as respostas a dois inquéritos por questionário que foram colocados ao conjunto de professores desta área disciplinar e ao conjunto dos respectivos alunos, nos meses de Maio e Junho de 2008, durante o curso das actividades lectivas. São também referidas as preocupações mundiais, comunitárias e nacionais sobre a terceira idade e a infoexclusão em consequência da globalização e da evolução da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, assim como as principais medidas políticas daí decorrentes. A par dos conceitos de Gerontologia e Idadismo são também historiadas as ideias que levaram à constituição das universidades para a terceira idade e à sua influência na vida das populações idosas.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU