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Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso m...

Autor(es): Sousa, Maria do Céu Abreu cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/675

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Teses; Educação infantil; Currículo; Desenvolvimento; Participação; Jardim de infância; Família


Descrição
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007 Este trabalho tem como objectivo compreender as concepções das crianças, das famílias e educadores, sobre o trabalho realizado no jardim de infância e o nível de participação dos principais intervenientes no processo de construção e desenvolvimento do currículo. Que oportunidades e/ou impedimentos, condicionam as suas participações enquanto actores intervenientes interessados no processo educativo. O estudo empírico realizou-se em três jardins de infância integrados num Agrupamento de Escolas da rede pública do Ministério da Educação. O trabalho teve por base o recurso a entrevistas às educadoras responsáveis pelos grupos, assim como a dezoito crianças integradas nas salas, onde as educadoras trabalham. Às famílias foi aplicado um questionário. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e proceder-se à triangulação dos mesmos. A reflexão final permitiu compreender que neste contexto de estudo a participação destes diferentes actores no processo educativo, é muito pouco equitativa. A participação das crianças é reduzida, ou praticamente nula em alguns casos. No que se refere às famílias, observa-se que as suas participações reais, como principais responsáveis e interessados neste processo, também são minimizadas. O educador, no seu papel de gestor do currículo, não estabelece uma efectiva relação de partilha de poderes e tarefas, mas fundamentalmente, de partilha de informações decorrentes do processo. Contrariamente àquilo que é defendido a nível do discurso, que abona uma representação forte da intervenção dos diferentes parceiros, na prática parece notar-se um deficit neste domínio, nem sempre de forma consciente. A maioria da gestão do currículo está nas mãos do educador, tendo as famílias e as crianças, uma participação passiva.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Antunes, Maria João Cardona Correia
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