Author(s):
Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/567
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Teses; Educação infantil; Autoformação; Professores; Supervisão; Prática pedagógica; Formação inicial
Description
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008 O estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação
dos professores cooperantes, pode ter a presença de estagiários na sala
de aula; saber quais os aspectos do sistema de supervisão que têm mais
implicações na atitude reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da
organização dos estágios contribuem para a reflexão e mudança das suas práticas.
Recorreu-se a um vasto referencial teórico de autores que tratam do
pensamento, da teoria e da prática reflexiva, da reflexão na acção e sobre a acção,
da supervisão pedagógica e utilizou-se como suporte para a secção da análise e
interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa, Perrenoud, entre outros.
Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo utilizando-se como
estratégia a entrevista semi-estruturada aplicada numa primeira fase
individualmente a cinco professores cooperantes e uma professora tutora e
posteriormente uma entrevista colectiva de aprofundamento “focus group” a
todos os professores cooperantes.
Os dados apontam para o facto de a formação contínua de professores, a
partir do exercício de supervisão, constituir um excelente momento para o treino
da prática reflexiva. Esta prática reflexiva é baseada na revisão e no
aprofundamento de conhecimentos resultante da introdução de novos elementos
na sala de aula, reuniões, seminários, debate de ideias e práticas, atitudes e
questionamento, visão crítica e mutabilidade dos processos e procedimentos de
aprendizagem.