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Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empre...

Autor(es): Belo, Ana cv logo 1 ; Castela, Guilherme José Fresca Miradouro de Andrade cv logo 2 ; Fernandes, Silvia Brito cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4431

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Redes sociais; Internet; Padrões; Desempenho


Descrição
O objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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