Detalhes do Documento

Processo de formulação e implementação da estratégia

Autor(es): Cândido, Carlos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4387

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Estratégia empresarial; Implementação da estratégia


Descrição
Este capítulo apresenta as ideias básicas sobre a implementação de estratégias empresariais. Recorre, para tal, a conceitos anteriormente aprendidos e introduz conceitos novos que depois integra num processo global e dinâmico de formulação e implementação da estratégia. Poucos livros se dedicam verdadeiramente ao tópico essencial da implementação, fazendo simultaneamente a ligação entre as dimensões fundamentais para o sucesso de uma empresa (Hussey, 1996a). Estas dimensões foram já abordadas anteriormente e são bem conhecidas. Incluem os recursos humanos e os outros recursos, os sistemas de informação, as competências de gestão, a cultura da empresa, e outras. Estas variáveis podem ser entendidos como componentes fundamentais de um modelo da organização a que podemos chamar de modelo estático, por não incluir a variável tempo. Exemplos de modelos estáticos incluem o 7-S da McKinsey ou a Teia Cultural de Johnson et al. (2008). Qualquer destes modelo pode servir como auxiliar de gestão, durante a formulação da estratégia – para estimular o pensamento estratégico e para auxiliar no planeamento – e pode servir também como auxiliar durante a implementação – para ajudar a empreender a acção estratégica ou para ajudar a guiar a tomada de decisões. Dado que a implementação de uma estratégia decorre ao longo de um período de tempo (Huy, 2001), é preciso introduzir, agora, também, os aspectos dinâmicos da estratégia. Assim, este capítulo começa por definir os conceitos básicos, passa à apresentação de alguns modelos dinâmicos de gestão da mudança, e depois apresenta um modelo global de formulação e implementação da estratégia que procura evitar os frequentes problemas de implementação de estratégias.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia