Detalhes do Documento

A educação inter/multicultural no jardim de infância. Os livros infantis e as s...

Autor(es): Marques, João Filipe cv logo 1 ; Borges, Mónica Gameira cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/4270

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Educação intercultural; Educação multicultural; Jardim de infância; Educação pré-escolar; Estereótipos; Livros infantis


Descrição
A reflexão em torno das sociedades multiculturais está nas agendas da pesquisa em Ciências Sociais e a investigação em torno do inter/multicultural no âmbito da educação pré-escolar não pode deixar de acompanhar essas preocupações. A educação inter/multicultural no jardim de infância é realizada com recurso ao livro infantil. Mas, independentemente das boas intenções de educadores e produtores desses materiais, não é evidente que as representações da alteridade neles contidas contribuam para uma compreensão multicultural do mundo, livre de arcaísmos, de estereótipos ou de preconceitos. Através da análise de um corpus de livros actualmente utilizados no contexto do jardim de infância em Portugal na abordagem da diversidade cultural, este artigo procura contribuir para responder à seguinte questão: que imagens da alteridade fornecem os materiais bibliográficos disponíveis para as famílias e educadores?
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia