Document details

Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de c...

Author(s): Santos, Carla cv logo 1 ; Monteiro, Rute cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/4063

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Modelo de ensino; Formação de professores; Ensino das ciências; Estudo de caso instrumental; Célula


Description
A presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU