Autor(es):
Santos, Elisete Duarte dos
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/371
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teses; Supervisão; Línguas; Ensino; Aprendizagem
Descrição
Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007 O presente estudo, realizado no âmbito da supervisão, teve como objectivo
central conhecer as perspectivas dos professores face à aprendizagem das Línguas
Estrangeiras no primeiro Ciclo do Ensino Básico e identificar as actividades e
estratégias mais frequentemente utilizadas, tendo como referência as medidas
governamentais recentemente adoptadas e considerando a componente supervisiva que
as mesmas implicam.
Para isso pedimos a colaboração de cinquenta professores(as) titulares de turma
que se encontravam a exercer a sua actividade profissional no concelho de Faro, no ano
lectivo 2006/2007, e que teriam de realizar a supervisão das Actividades de
Enriquecimento Curricular, nomeadamente o ensino do Inglês, a decorrer ao longo do
referido ano lectivo
O instrumento de recolha de dados aplicado foi o inquérito.
De forma a ser-nos possível tratar os dados o mais rapidamente possível,
realizámos a quantificação correspondente às perguntas fechadas. Relativamente às
perguntas abertas fizemos uma análise de conteúdo.
A análise dos dados permitiu-nos dizer que os professores são a favor do ensino
das Línguas Estrangeiras no primeiro Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo o seu
carácter formativo, recorrendo a estratégias e actividades que contemplam o nível de
desenvolvimento dos alunos. No que se refere ao nível de aproveitamento dos alunos,
verificámos com este estudo que os professores titulares de turma que exercem funções
de supervisores da prática pedagógica referente ao ensino do Inglês são da opinião que
este é semelhante às restantes áreas do currículo. Ou seja, no caso de um aluno não
demonstrar dificuldades nas restantes áreas, também não apresenta significativas
dificuldades nesta área específica. Para o caso em que os alunos têm dificuldades nas
restantes áreas, geralmente também apresentam dificuldades na aprendizagem do Inglês.
Os professores são da opinião que deveria haver uma maior articulação entre os
diversos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem do Inglês de modo a dar
resposta às políticas interdisciplinares defendidas para este nível de ensino. Verificamos
ainda que os professores, na sua generalidade, se encontram descontentes com o modelo
de integração curricular adoptado pelo Ministério da Educação para o ensino do Inglês,
sendo da opinião que seria mais aconselhável um modelo de coadjuvação em que o
ensino desta área decorresse dentro do horário lectivo, na presença do professor Titular
de Turma, mas leccionado por um professor da especialidade.
Com este estudo pretendemos ainda perceber se a supervisão que os professores
titulares de turma têm de realizar tem sinais de estar a decorrer dentro do previsto e
quais os aspectos neste processo que deveriam ser alterados.