Detalhes do Documento

A influência das práticas parentais no sucesso escolar de adolescentes imigrant...

Autor(es): Lopes, Isabel Maria Lacueva Cardoso cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3681

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 Este trabalho teve como objetivo observar e analisar as relações entre as práticas educativas parentais e o sucesso académico dos adolescentes. Participaram neste estudo 155 adolescentes divididos em dois grupos: portugueses e imigrantes. Os instrumentos utilizados foram Dados sociodemográficos (Nunes, Lemos, & Guimarães, 2011), e Técnicas Parentais Positivas: foram usados seis itens do Alabama Parenting Questionnaire (Shelton, Frick, & Wootton, 1996), sendo recolhidos dados sobre o adolescente e o seu contexto familiar, bem como indicadores de sucesso académico. Neste estudo fez-se ainda uma breve referência à populaçao em estudo: adolescentes imigrantes e respetivo sucesso escolar em Portugal. Concluimos que o reforço positivo, o apoio parental e o acompanhamento dos educandos revelou uma forte correlação com o sucesso académico do adolescente. Para esta investigação foram fundamentais os autores citados, bem como a estreita colaboração dos pais com os seus adolescentes, independentemente de estes serem ou não imigrantes.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nunes, Cristina
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia