Document details

Diferentes realidades para um único fim

Author(s): Lopes, Cláudia Isabel Flora cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3669

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve


Description
Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2013 O presente relatório de atividade profissional, no qual faço uma reflexão sobre a minha experiência de prática pedagógica, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Esta reflexão incide essencialmente na experiência pedagógica em locais onde lecionei, uma instituição de ensino público (enquanto estagiária) – a Escola Secundária João de Deus, em Faro – e dois estabelecimentos de ensino privado – o Colégio Internacional de Vilamoura e o Colégio Bernardette Romeira, em Olhão. O documento está dividido em capítulos. Os primeiros apresentam, de forma descritiva e detalhada, a experiência em cada uma das instituições, mencionando em cada caso os aspectos mais marcantes. Nos capítulos seguintes são tratados alguns aspetos que considero relevantes da minha experiência pedagógica, nomeadamente: a reflexão sobre a planificação de aulas e das metodologias de ensino que utilizei, a consideração sobre os critérios de avaliação que usei, o ser professor em contextos diferentes e o papel das famílias no ensino e a sua influência no aluno e no docente. Ao longo de todo o trabalho a par, mostra-se que, apesar das diferentes realidades evidenciadas em cada local, há apenas um único fim: ensinar de forma a proporcionar aprendizagens efetivas aos meus alunos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Maria da Graça
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU