Author(s):
Pinto, Luísa Maria Rodrigues Nunes Almeida
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3511
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Psicologia clínica; Adolescência; Psicopatologia; Insucesso escolar; Psicologia da saúde
Description
Dissertação de mest., Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a relação entre os estilos
educativos parentais e um conjunto de resultados desenvolvimentais em adolescentes, mais
concretamente, a nível de perturbações psicopatológicas, de problemas académicos e da
qualidade de vida relacionada com a saúde (QoL). Procuramos ainda perceber de que modo as
variáveis sociodemográficas e familiares em estudo estão associadas aos estilos parentais, aos
indicadores de psicopatologia dos adolescentes, ao insucesso escolar e aos indicadores de
qualidade de vida nos participantes do estudo.
Foram inquiridos 225 adolescentes da população escolar do concelho de Albufeira. Para
a avaliação das variáveis em estudo utilizámos a Escala de Estilos Educativos (Oliva, Parra,
Sánchez-Queija e López, 2007), a Escala de Psicopatologia do Adolescente (APS-SF),
(Reynolds 2000, Lemos ,2011), o Kidscreen-52 (Gaspar et al. ,2008) e ainda um questionário
de dados sociodemográficos.
Os resultados indicam relações significativas entre as variáveis em estudo,
nomeadamente entre os estilos educativos parentais e os problemas psicopatológicos dos
adolescentes, o desempenho escolar e com a QoL. Verificámos que os estilos parentais
caracterizados por afetividade positiva, apoio parental, promoção de autonomia,
estabelecimento de regras e limites, monitorização das actividades dos jovens, boas
capacidades de comunicação e humor são favoráveis a um adequado desenvolvimento dos
adolescentes.