Detalhes do Documento

A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve

Autor(es): Galego, Cláudio cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3371

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Gestão escolar; Liderança; Ensino particular; Sucesso escolar


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 O tema liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. Quando a este conceito se associa o ensino privado, as opiniões discordantes são ainda mais frequentes. O ensino privado faz parte de um subsistema que tem sobrevivido à margem do ensino público, tendo passado por várias fases ao longo da sua história. Acresce o facto de, muitas vezes, a sua autonomia ser colocada em causa. A investigação que agora apresentamos teve como propósito conhecer as características de um diretor pedagógico de uma instituição do ensino privado, inserida numa cidade na região do Algarve. Na base destacamos o projeto internacional ISSPP, cujo objetivo é o de encontrar diferenças e/ou semelhanças nos líderes de escolas de sucesso. Procuramos, ao longo deste trabalho, colocar em evidência o contexto educativo existente, de forma mais ou menos genérica, nas instituições de ensino privado em Portugal; refletir sobre vários modelos de liderança no contexto organizacional e no contexto educativo e o tipo de liderança considerada eficaz. Trata-se de uma investigação qualitativa em que os dados foram recolhidos através de entrevista e de análise documental. Os resultados obtidos, com recurso também à triangulação, apontam para que na instituição de ensino privado estudada, o diretor pedagógico seja descrito como um líder preocupado com a construção de um clima organizacional de qualidade, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação, à imagem da instituição e à sua missão. Procura proporcionar um ambiente familiar a toda a comunidade educativa e a sua liderança é influenciada pelos resultados obtidos e pela opinião dos encarregados de educação. Estes últimos são influentes em todo o processo educativo, bem como na escolha de projetos ou soluções para as problemáticas com que a instituição se defronta.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Valadas, Sandra Teodósio
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia