Autor(es):
Pires, Vera Sofia Ferreira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3158
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Conforto térmico; Qualidade do ar; Eficiência energética; Edifícios universitários; Simulação numérica
Descrição
Dissertação de mest., Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012 Os edifícios apresentam uma elevada dinâmica de crescimento, quer em termos de número total, quer em termos de utilização de energia. Assim, é fundamental criar novos edifícios que sejam mais eficientes energeticamente, aplicando um conjunto de ações e medidas que têm como objetivo a melhor utilização da energia, mantendo o conforto dos ocupantes e a produtividade das atividades dependentes da energia.
Com a realização deste trabalho pretende-se avaliar as condições energéticas de três edifícios da Universidade do Algarve (UAlg). Estes fazem parte da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), o edifício 1, 7 e 8. Os edifícios são de tipologia complexa e encontram-se na plenitude das suas funções.
Foram estudados vários fatores, tais como, resposta térmica de edifícios, avaliação do nível de conforto e qualidade do ar, horas de desconforto e consumo de energia para vários perfis de utilização, quer de ocupação, quer de ventilação, quer de utilização de sistemas de ar condicionado e aquecimento.
Foi executado um levantamento dos dados que foram utilizados como dados de entrada no programa Efficient Buildings 3D, nomeadamente a ocupação dos compartimentos, o volume dos compartimentos, a ventilação e os dados ambientais externos.
Após a simulação, procedeu-se à análise pormenorizada dos dados e foi efetuada uma comparação entre os edifícios. Em função dos resultados obtidos, é possível correlacionar as horas de desconforto e o consumo de energia provocado pelo sistema de ar condicionado e aquecimento.
Com a realização deste trabalho conclui-se que os compartimentos são confortáveis com a aplicação desses sistemas o que provoca um elevado consumo de energia. Desta forma, foi necessário propor algumas medidas de modo a reduzir esse consumo e a melhorar o conforto dos ocupantes.