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A matemática no ensino e na investigação: o estágio e as F-Tool

Autor(es): Godinho, Cristina dos Ramos Simão cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3119

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Prática de Ensino Supervisionada (PES); Processo de ensino e de aprendizagem da matemática; Estágio; Software educacional; F-Tool; Sistema de álgebra computacional Mathematica


Descrição
Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012 Este trabalho apresenta um relato dos factos que considerei mais relevantes que ocorreram ao longo do ano letivo 2011/2012 relacionados com a Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Algarve. Assim, serão focados aspetos sobre o estágio. Em particular, serão apresentadas as escolas e as turmas onde este ocorreu bem como, relatos de factos relevantes referentes às aulas que assisti e ainda apresentadas planificações completas sobre as aulas lecionadas. As aulas lecionadas também serão acompanhadas de reflexões críticas. Serão igualmente referidos os seminários apresentados na Universidade do Algarve no âmbito da PES. Na formação atual de qualquer professor deve ser tido em conta o uso das tecnologias em sala de aula. Assim, no decorrer da PES iniciei, juntamente com a Dra. Cátia Silva (colega de estágio), o Dr. José Luís Pereira (aluno de doutoramento da UAlg) e a minha orientadora, Doutora Ana Conceição, um projeto inovador na área do ensino, distinguido com o prémio Timberlake1. Idealizámos, criámos e implementámos Software Educacional tendo em vista a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Desta forma, neste relatório, apresento o conceito F-Tool, isto é, ferramentas de ensino visuais, dinâmicas e interativas que permitem explorar de uma forma inovadora alguns dos principais conceitos matemáticos nas áreas de pré-cálculo e cálculo diferencial, nos níveis básico, secundário e universitário. As ferramentas digitais por nós concebidas e desenvolvidas foram implementadas com recurso ao sistema de álgebra computacional Mathematica. Por último, apresento uma reflexão final sobre toda a PES e a experiência na investigação.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Conceição, Ana
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