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Das histórias de vida às vidas com história: o impacte do processo de reconheci...

Autor(es): Portela, Sofia cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3104

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Educação e formação de adultos; Metodologias autobiográficas; Processos de RVCC; Plano de desenvolvimento pessoal; Transições de vida


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) visa a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, recorre a adaptações de metodologias autobiográficas com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal do seu devir, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas que realizámos a alguns adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave. Analisa-se ainda o suporte do Centro Novas Oportunidades na produção continuada do Plano de Desenvolvimento Pessoal, durante o processo de RVCC, e sua contribuição para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Quintas, Helena
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