Detalhes do Documento

Afinal o que são e como se calculam os quartis?

Autor(es): Fernandes, Susana cv logo 1 ; Pinto, Mónica Martins cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2963

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Quartis; Ensino secundário; Ensino básico; Ensino superior


Descrição
Imaginemos que queremos calcular os quartis de um conjunto de dados. Se consultarmos vários manuais de matemática do ensino básico e do ensino secundário e sebentas de estatística do ensino superior encontramos diferentes definições e fórmulas para o cálculo dos quartis, que algumas vezes conduzem a resultados diferentes. Se recorrermos a meios tecnológicos para determinar o valor dos quartis do mesmo conjunto de dados, usando uma máquina de calcular, uma folha de cálculo ou um programa estatístico, pode acontecer ficarmos com mais algumas respostas diferentes. Afinal o que são e como se calculam os quartis? Neste texto abordaremos esta questão, considerando apenas dados discretos não agrupados. Salientamos que no ensino superior se ensinam formas de cálculo dos quartis distintas das apresentadas nos ensinos básico e secundário, o que confunde os alunos e gera neles uma certa desconfiança relativamente à estatística. Argumentamos que o método introduzido no ensino superior é preferível e apresentamos uma proposta de uniformização do cálculo dos quartis em todos os níveis de ensino.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia