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Estilos de aprendizagem de estudantes de enfermagem do 1º ciclo de estudos: a i...

Autor(es): Branco, Nuno Sérgio Machado Domingues cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2932

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Estilos de aprendizagem; Cultura organizacional da família; Estilos de vida; Estudantes de enfermagem


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 O presente estudo foi desenvolvido visando determinar e analisar a influência da Cultura Organizacional da Família e dos Estilos de Vida nos Estilos de Aprendizagem dos Estudantes do 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem. Estudo de cariz quantitativo realizado a 331 indivíduos. O instrumento de colheita de dados foi constituído pela caracterização sócio-demográfica dos sujeitos em estudo, pelo Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, o Inventário da Cultura Organizacional da Família e o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde “O Meu Estilo de Vida”. Os sujeitos em estudo manifestaram uma preferência pelo Estilo Reflexivo, seguido pelo Estilo Teórico. Concluiu-se haver relação estatisticamente significativa entre o Estilo de Aprendizagem Reflexivo e o Ano de Curso, a Profissão do Pai e o Rendimento do Agregado Familiar e entre o Estilo de Aprendizagem Activo o Ano de Curso e o Local de Residência. Verificou-se que o estilo preferencial de aprender é sensível à Cultura da Família, reforçando o papel da Família como matriz dos processos de aprendizagem, relacionando-se também com o Estilo de Vida, realçando a ideia de estratégias de intervenção centradas no indivíduo e na Família. Observou-se também, uma relação significativa entre os Estilos de Vida e os Estilos de Aprendizagem. Reconhecer o estilo preferencial de aprender poderá ser fundamental no desenvolvimento de ambientes propiciadores da aprendizagem. O reconhecimento de estilos menos desenvolvidos obriga a estratégias que promovam o seu desenvolvimento expandindo a capacidade de aprender em qualquer ambiente de aprendizagem. Fica evidenciada a relação entre o estilo de vida e o desenvolvimento de hábitos e estratégias de aprendizagem reguladas pelos contextos, ficando patente que qualquer um destes processos se inicia no seio da família, matriz da aprendizagem humana, onde o indivíduo desenvolve a sua identidade, adquirindo os padrões de comportamento fundamentais para o seu desempenho em sociedade.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nave, Filipe Gamboa
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