Detalhes do Documento

Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estu...

Autor(es): Sousa, Fernando cv logo 1 ; Mendes, Ana Bela cv logo 2 ; Monteiro, Ileana Pardal cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2610

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Criatividade; Ensino criativo; Ensino artístico; Resolução de problemas em grupo; Ensino colaborativo


Descrição
O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia