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O impacto da política de dividendos no valor de mercado da empresa: o caso das ...

Autor(es): Barreto, Alexandrino Tavares cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2110

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Política de dividendos; Valor de mercado; Euronext Lisbon


Descrição
Dissertação de mest., Finanças Empresariais, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011 Até hoje ainda não foi possível estabelecer um consenso sobre o verdadeiro impacto da política de dividendos sobre o valor de mercado das empresas. Os estudos iniciais defendem a tese da “irrelevância da política de dividendos”, partindo do pressuposto de que o mercado é perfeito, os investidores são racionais, e que as políticas de investimento e distribuição de dividendos são independentes. No entanto, muitos outros autores tomaram a posição contrária, argumentando que, na realidade, existe uma relação directa entre a política de dividendos e o valor de mercado das empresas. O presente trabalho contribuiu para esta discussão ao estudar o impacto da política de dividendos seguida pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon sobre o seu valor de mercado. Os nossos resultados mostram que existe uma relação forte entre o valor dos dividendos distribuídos e o valor de mercado da empresa, como defendido por Lintner (1956) e Gordon (1959), entre outros. Por outro lado, o mercado parece ser indiferente ao payout ratio das empresas, um resultado inovador na literatura
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Luís Miguel Serra; Martins, Luís
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