Detalhes do Documento

Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no ...

Autor(es): Santos, Carla cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1766

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Conhecimento profissional dos professores; Célula; Ensino; Tipos de conhecimento; Conhecimento em acção


Descrição
Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011 O principal objectivo deste estudo de investigação é compreender aprofundadamente o conhecimento profissional de dois professores de Ciências da Natureza, 5º ano, sobre a unidade didáctica “A célula - unidade na constituição dos seres vivos”, particularmente os tipos de conhecimento. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com dois professores do ensino básico, 2º ciclo do ensino básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, designados por professor João e professor Miguel, tentando identificar os seus tipos de conhecimento a partir das suas práticas de sala de aula. A partir destes tipos de conhecimento adaptou-se o instrumento de Ball et al. (2008), às Ciências que apresenta seis dimensões do Conhecimento Profissional: o Conhecimento Especializado do Conteúdo, o Conhecimento Comum do Conteúdo e o Conhecimento do Horizonte das Ciências (Conhecimento do Conteúdo) e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, o Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e o Conhecimento do Conteúdo e do Currículo (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo).
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Monteiro, Rute
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia