Detalhes do Documento

Multiculturalismo, socialização e integração: os desafios e contributos do ensi...

Autor(es): Silva, Florbela Adelaide dos Santos Viegas da cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1758

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Multiculturalismo; Socialização; Integração; Educação multicultural; Português língua não materna


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 O trabalho de investigação que ora se apresenta consiste numa dissertação de Mestrado no domínio das Ciências da Educação e da Formação e inscreve-se no tema Multiculturalismo, integração e socialização – Os desafios e contributos do ensino/aprendizagem de uma língua não materna, tendo como objectivos contribuir para a valorização e aprofundamento do ensino/aprendizagem da língua não materna e compreender a relação do ensino com a integração e socialização dos imigrantes nas escolas portuguesas, mais concretamente na região do Algarve onde essa é uma realidade crescente. Numa primeira abordagem, correspondente à delimitação teórica e conceptual, este estudo visa fornecer um quadro teórico e conceptual compreensivo que englobe a complexidade de fenómenos que interagem com a temática do multiculturalismo, percorrendo a revisão bibliográfica existente no âmbito do tema em estudo. Na segunda parte desta investigação, apresenta-se o estudo empírico realizado no âmbito do tema. Esta parte do estudo integra todas as considerações metodológicas inerentes ao processo de abordagem empírica, explicitando os métodos e as técnicas utilizados pela investigadora na recolha de informação, os procedimentos no tratamento e análise das informações, a apresentação dos resultados e as conclusões. Nas conclusões lançam-se, ainda, algumas sugestões para trabalhos futuros. Conclui-se este estudo com a evidência de que o ensino-aprendizagem de uma língua não materna aos alunos de origem estrangeira na escola é um factor determinante na socialização e integração destes alunos na escola e na comunidade em que passam a estar inseridos, numa relação dinâmica e dialéctica. Todavia, esta é uma área na qual ainda há pouca investigação recente, havendo ainda um longo caminho a percorrer no domínio da educação multicultural, a começar pela mudança dos pilares em que assenta a educação em Portugal.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carreira, Teresa Pires
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia