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A importância da formação profissional na Polícia de Segurança Pública

Autor(es): Chanfana, Abel cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1644

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Formação profissional; Aprendizagem ao longo da vida; Educação; Globalizacao


Descrição
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011 A formação profissional tem sido uma área de preocupação ao longo dos tempos. À medida que as necessidades sociais e, por conseguinte, organizacionais, se vão sentindo, a formação vai sendo ajustada a essas carências. Vários autores defendem que associadas à formação profissional estão veiculadas outras áreas científicas que coadjuvam o sucesso da formação contínua, como é o caso da educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida. São várias as teorias defendidas por diversos autores e especialistas na área que argumentam que a formação profissional deve ser entendida como uma medida estratégica e uma mais-valia, não só para os funcionários das organizações mas, também, para o aumento e contributo do Capital Humano das próprias instituições. A presente investigação pretende avaliar a importância da formação profissional na Polícia de Segurança Pública. Tomámos como sujeitos do estudo uma amostra alargada de polícias que integram os quadros da PSP na região do Algarve e, tendo em conta algumas variáveis secundárias independentes, procurámos perceber qual a sua influência na percepção da qualidade, aplicabilidade e vantagens curriculares da formação. Foram realizados dois estudos. O primeiro consistiu na construção da Escala de Avaliação da Percepção da Importância da Formação, que avalia a influência das variáveis secundárias independentes com base em 13 itens. O instrumento foi estudado numa amostra de 140 indivíduos e revelou características psicométricas bastantes satisfatórias, nomeadamente de fidelidade (estabilidade temporal e consistência interna) e de validade. O segundo estudo procurou analisar os dados recolhidos através da aplicação do instrumento construído. A amostra foi constituída por 135 sujeitos e a metodologia foi transversal, de tipo descritivo-correlacional. Os dados empíricos suportam a conclusão de que as variáveis secundárias independentes influenciam a percepção que os sujeitos têm sobre a importância da formação profissional.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Quintas, Helena
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